Lá Vem Bomba: Nova Estratégia do Pentágono Deve Focar Guerras Múltiplas

BBC

Nova estratégia do Pentágono deve focar guerras múltiplas

As Forças Armadas americanas devem adotar uma mudança de foco nas suas atividades, passando a priorizar o combate de uma ampla gama de ameaças simultâneas, de ataques virtuais ao terrorismo, de acordo com um esboço do plano estratégico formulado pelo Pentágono a cada quatro anos.

A revisão da estratégia de defesa, feita a cada quatro anos, deverá ser apresentada ao Congresso americano nesta segunda-feira.

Ela marca uma ruptura com o objetivo anterior de equipar as Forças Armadas para combater principalmente dois grandes conflitos a qualquer momento.

A nova estratégia se refere a ameaças como ataques de hackers, aquecimento global e insurgência guerrilheira.

O documento está sendo revelado no mesmo dia em que o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, deve apresentar o Orçamento para a Defesa.

Os planos de gastos de Gates para 2011 somam cerca de US$ 700 bilhões, um aumento de apenas 2% em relação ao Orçamento deste ano, segundo a versão preliminar do documento.(Péssimo sinal)

Apesar disso, o orçamento para 2011 evita grandes cortes em grandes programas de armamentos, como ocorreu na proposta do último ano.

‘Multiplicidade de ameaças’

O Pentágono é obrigado pelo Congresso a revisar as prioridades do país para a Defesa a cada quatro anos.

O documento preliminar deste ano afirma que “não é mais apropriado falar em ‘grandes conflitos regionais’ como a única ou mesmo a principal base para definir o tamanho, a forma e a avaliação das forças americanas”.

O texto destaca “uma multiplicidade de ameaças”, incluindo ataques por satélite e de hackers, além de grupos terroristas e a perspectiva do aparecimento de mais nações com armas nucleares.

Mas ele diz que a principal prioridade militar é “vencer as guerras atuais”, citando a necessidade de “desmantelar redes terroristas” no Afeganistão e no Iraque. (Que rede terrorista seu bando de retardados ? Terroristas nesses lugares são as tropas americanas e de seus comparsas no crime. Membros das ditas organizações terroristas islâmicas que estavam lá já se mudaram faz tempo, uma das características desse tipo de organização é a alta mobilidade e esses bostas sabem muito bem disso, como sempre esses sem vergonhas dão as piores desculpas para encobrir PILHAGEM pura e simples)

O plano aloca novos recursos para helicópteros, aviões não tripulados e unidades de operação especiais, que têm um papel importante em ambos os conflitos.

O documento estabelece ainda um plano de batalha conjunto da Força Aérea e da Marinha para conter ameaças de países como a China, o Irã e a Coreia do Norte, citando seus cada vez mais sofisticados sistemas de defesa e de ataque aéreos.

O texto diz ainda que Gates vai buscar uma revisão geral dos sistemas de compras militares para que os Estados Unidos possam conseguir suprimentos importantes mais rapidamente para suas próprias bases e para as bases de seus aliados em todo o mundo.

O novo documento também identifica pela primeira vez o aquecimento global como um possível desencadeador de instabilidade ou conflitos em todo o mundo. (Depois das “invasões preventivas” se preparem para as “invasões ecológicas”)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s