A Arma das Células Cancerígenas Contra a Quimioterapia

R7

Uma equipe de cientistas britânicos identificou a “arma secreta” que as células cancerígenas usam para combater e sobreviver aos tratamentos com quimioterapia

A descoberta feita por especialistas da Cancer Research UK, uma ONG dedicada à pesquisa de câncer, relaciona-se com a estrutura de uma proteína que se encontra no coração do sistema de defesa dos tumores cancerígenos.

Identificada como FANCL, essa proteína ajuda as células malignas a reparar o dano sofrido por seu DNA em consequência do tratamento do doente com quimioterapia, explicou Helen Walden, a principal responsável pelo estudo.

– Investigamos a estrutura do motor do sistema de funcionamento. Se conseguirmos detê-lo, seria possível conseguir células muito mais receptivas à quimioterapia.

A cientista disse que sua equipe conseguiu a primeira fotografia atômica completa de uma proteína envolvida no caminho da reparação de uma célula, justo ao próprio coração da rota pela qual as células cancerígenas se defendem de tratamentos que têm como objetivo destruí-las.

Walden acrescentou que, com a descoberta, “é possível melhorar os tratamentos tradicionais”. Ela ressaltou que a descoberta pode se transformar em uma linha de pesquisa para a criação de um medicamento específico. A conclusão principal deste estudo, que se publica na revista Nature Structural and Molecular Biology é que um tratamento preciso contra a proteína pode ajudar a combater o câncer.

A doutora Lesley Walker, que também faz parte do Cancer Research UK, ressaltou que se trata de uma pesquisa muito importante porque atinge o cerne da tática após a proteção das células do câncer frente ao tratamento de quimioterapia.

– Esta descoberta nos dá um objetivo promissor para potenciais medicamentos que ajudem a debilitar a resistência das células cancerígenas enquanto se administra a quimioterapia, para fazer com que este tratamento seja o mais eficaz possível.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s