Exemplo Democrático

Sete dos nove candidatos da oposição são presos na Bielo-Rússia

Terra

Sete dos nove candidatos da oposição nas eleições presidencias de Bielo-Rússia foram detidos na noite de domingo, confirmaram à AFP fontes ligadas aos políticos, após a controversa reeleição do presidente Alexander Lukashenko.

Os candidatos detidos são Andrei Sanikov, Vladimir Nekliaev, Nikolai Statkevich, Rygor Kastusev, Vitali Rymachevskii, Ales Mijalevich e Dimitri Uss. Os únicos candidatos que não foram detidos são Iaroslav Romanchuk e Viktor Tereshchenko.

A votação de domingo terminou com a reeleição de Alexander Lukashenko, que está há 16 anos no poder, mas a oposição denunciou grandes fraudes no processo. Segundo a Comissão Eleitoral, Lukashenko foi reeleito no primeiro turno com 79,67% dos votos, em uma votação que teve 90,66% de participação.

Uma jornalista da AFP, Maria Antonova, também foi detida durante a madrugada pelas forças de segurança em Minsk, ao fim das manifestações da oposição. A repórter foi levada pela polícia quando retornava ao hotel após a violenta dispersão dos manifestantes que protestavam contra a reeleição de Lukashenko. Maria Antonova seguia detida na manhã desta segunda-feira.

Quase 10 mil pessoas responderam, ainda na noite de domingo, a uma convocação da oposição de protesto contra fraudes na eleição, concentrando-se nos arredores da praça de Outubro, em Minsk, com bandeiras vermelhas e brancas, e outras da União Europeia, enquanto gritavam lemas como “Pela Liberdade!”.

Após uma tentativa de invasão à sede do governo, quebrando vidraças e portas, a polícia cercou um grupo importante de manifestantes, pedindo para que erguessem as mãos e depois os conduziu a caminhões das forças de segurança.

A embaixada dos Estados Unidos denunciou o “uso excessivo da força” contra os manifestantes. “Os Estados Unidos condenam energicamente a violência durante as eleições em Belarus”, afirma um comunicado da representação diplomática.

“Estamos particularmente preocupados com o uso excessivo da violência por parte das autoridades, especialmente contra vários candidatos nas eleições que foram agredidos e detidos, assim como contra jornalistas e membros da sociedade civil”, completa a nota.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s