Mais um Médico assassinado por fundamentalistas cristãos nos E.U.A ?


por ROXANA HEGEMAN, Associated Press

Um proeminente fornecedor de serviços de aborto tardio, George Tiller foi assassinado a tiros domingo na Igreja de Wichita onde ele recebia as pessoas que chegavam a igreja, disse seu advogado. O pistoleiro fugiu, mas um policial disse que um suspeito está sob custódia.

Ele não forneceu detalhes adicionais e só falou sob a condição de se manter anônimo.

George Tiller já era de longa data alvo dos grupos anti-aborto (cristãos fundamentalistas com mania de explodir clínicas e atirar em médicos) desde protestos em 1991, ele foi baleado enquanto prestava serviços na Igreja Luterana Reformada, suas esposa estava no coral no momento dos disparos. Segundo a polícia o suspeito fugiu num carro que estava registrado em Merriam, um subúrbio de Kansas City, cerca de 320 km de onde o crime ocorreu.

A clínica de Tiller era uma das três nos E.U.A que praticam aborto depois de 21 semanas de gravidez,.

O assassinato de Tiller foi “uma tragédia indescritível”, sua viúva, quatro filhos e 10 netos disseram em declaração emitida por Dan Monnat, advogado da vítima. “Isto é particularmente de cortar o coração pois George foi morto na sua Igreja, sua casa de oração, um lugar de paz.”

A família disse que sua perda “é também uma perda para a cidade de Wichita e mulheres em toda a América. George dedicou a sua vida para proporcionar às mulheres alta qualidade de saúde, apesar das frequentes ameaças e violência.”


Violências anteriores contra Tiller e sua clínica

Tiros

Uma fundamentalista cristão já havia baleado Tiller antes em 1993, Rachelle Ranae “Shelley” Shannon atirou em ambos os braços de Tiller, essa mesma cristã costumava fazer contatos frequentemente com Michael Griffin, assassino de David Gunn que também era médico numa clínica de aborto, Shelley dizia que Griffin era o “maior herói de nosso tempo”.

Em seu depoimento em 1993 ela disse que não havia nada de imoral em tentar matar Tiller.

Atentado a bomba

Em 1985 a clínica de Tiller foi alvo de um atentado a bomba, tudo fruto do grande amor que os cristãos nutriam por ele.

Mais recentemente Tiller havia pedido as autoridades federais que fossem investigados os atos de vandalismo e as ameaças contra a clínica, os incidentes estavam se tornando mais frequentes e Tiller temia por sua segurança.

Nesse mês de maio Tiller havia pedido ao FBI que investigasse atos de vandalismo como o corte dos fios das câmeras de segurança da clínica e danos causados no telhado.

Deixe um comentário